Eu sei que você faz parte de vários sistemas, família, cidade, nação, grupo de amigos, e neles existem várias expectativas e até mesmo combinados que o cerca para manter uma boa convivência.

Os combinados são bons quando nos ajudam na organização e respeitam a liberdades dos que combinaram.

É muito comum que os combinados se disfarcem de algo bom, mas no fundo são imposições maquiadas. Esses são os piores, pois parecem estar defendendo a liberdade, quando no fundo estão se estabelecendo no poder. A melhor forma de identificar se uma proposta é bem intencionada ou não, é analisar se ela está aberta ao diálogo, se é uma proposta que ouve a todos os pontos, ou se já classificou todo o resto como errado e só está colocando em prática o que considera o "certo".

Outra forma que o dominador se utiliza é o nivelamento por baixo, é utilizar um erro para justificar o outro, esse é o caminho da mediocridade. Se o outro fez errado então eu também tenho o direito de fazer.

Em matéria de política, os mal intencionados tentam se vestir de opinião pública, e se posicionar como se representasse a vontade de todos os justos, automaticamente classificando quem não concorda com sua proposta como "injusto" ou errado, onde está a liberdade nisso? "Ou você está comigo, no lado do bem, ou você é um inimigo da ordem da pior espécie...", um tanto conveniente isso para o autoritarismo.

A liberdade não significa você abrir mão do que acredita ou sucumbir ao que o outro deseja, nem mesmo impor o que você acredita ser o melhor mas a verdadeira liberdade é chegar a um entendimento e consenso, e o ditador não está com paciência para isso, ele está sempre em busca de implantar o seu projeto de poder, e manipular as opiniões o quanto antes para isso acontecer, ele precisa classificar como perigo quem pensa diferente, criam-se fantasmas e a partir disso convence uma opinião popular que tem medo de fantasmas, pois esta opinião popular não está mais pensando direito, pois são levados por uma falsa lógica, se tal coisa é isso então isso também deve ser verdade.

Quando olhamos para nossa própria vida, nenhuma dessas manipulações que acontecem devem impedir de encontrarmos a nossa própria independência da felicidade. A felicidade não precisa depender de nada para existir, mas nós não somos treinados a isso, culturalmente somos sempre condicionados através do medo e das expectativas.

Quando não estamos conscientes disso, colocamos nossa vida a serviço das expectativas e manipulações, e esse é um grande mercado, existe muito interesse na dependência da sua felicidade, afinal, se conseguirem prender sua felicidade através dos medos e das expectativas, você precisará se adequar aos modelos impostos para talvez então ser feliz, trabalhar para ser livre, se adequar as expectativas para ser feliz, e essa é a pior prisão que existe.

A quem realmente você deve a sua felicidade, qual a diferença entre você e a pessoa que tem expectativas sobre você? Nenhuma, mas isso não nos é ensinado, vivemos numa sociedade com autoridade imposta, quando nascemos já nos dizem quem são nossos líderes e não temos direito de questionar, e isso acaba inconscientemente nos posicionando abaixo dessas autoridades, tendo que engolir suas ideologias, vestir a camisa e lutar por esses interesses, não aprendemos a questionar o que tem por trás desse jogo, e o caminho não é se posicionar acima, é entender que não tem ninguém nem acima nem abaixo, como eu disse em outra postagem, ninguém nem sabe como viemos parar aqui, então, por que tem tanta gente cheia de razão de qual é a religião certa, qual o modelo de família certo, de qual é o político certo, qual a opção sexual certa? Estão o tempo todo tentando encaixotar você, pois se você se sentir culpado ou com medo dos fantasmas você será dominado, e defenderá a idéia junto.

Uma vez alguém me disse: seja o sol da sua existência, e isso foi um divisor de águas na minha vida. Por isso eu te digo, seja o sol da sua existência, você pode decidir o que realmente importa, você que dá valor aos acontecimentos, você constrói a sua vida e pode decidir inclusive ser feliz independente de tudo o que aconteça, pode decidir se aceitar como é, e seria muito bom se você pudesse decidir que todos os caminhos são caminhos felizes que te levam também a felicidade, por que não?

As leis do universo não geram culpa, geram apenas consequências, não tem como fugir disso, você é livre para botar fogo na sua casa, mas não pode escapar das cinzas, a liberdade exige responsabilidade.

Isso apenas nos diz que é importante que respeitemos os processos, que saibamos fazer bons combinados, que nos organizemos através do amor, mas não que devemos sucumbir aos interesses alheios.

Então seja o sol da sua existência, gerencie os valores que norteiam a sua vida, decida o que é importante e o que não é, seja justo, aceite-se exatamente como você é, perdoe-se, seja responsável com seus desejos, ame ao próximo como a si mesmo e viva intensamente o presente!